Os mercados acionários europeus fecharam sem direção única nesta terça-feira (20), em sessão marcada pela decisão de juros do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), que aumentou as preocupações sobre a perspectiva da economia global, dados da inflação ao produtor da Alemanha e com falas sobre perspectivas de juros para o Banco Central Europeu (BCE).
Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,13%, a 7.370,62 pontos, enquanto o CAC 40, em Paris, caiu 0,35%, a 6.450,43 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em alta de 0,15%, a 23.718,25 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 subiu 0,68%, a 8.191,90 pontos. O índice DAX, em Frankfurt, fechou em queda de 0,42%, a 13.884,66 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 aumentou 0,57%, a 5.737,94 pontos. As cotações são preliminares.
Leia Mais
Ibovespa opera em alta à espera da votação da PEC do Estouro; dólar cai quase 2%
PMI composto da zona do euro sobe a 48,8 em dezembro, mostra leitura preliminar
Alemanha pode se tornar maior fabricante de chips da Europa, diz chanceler
Os mercados da Europa reagiram de forma negativa após o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) manter sua taxa de depósitos em -0,1% e alargar a banda de variação dos juros dos JGBs de 10 anos, como são conhecidos os bônus do governo do Japão, de forma inesperada pelo mercado, mexendo com as perspectivas sobre a economia. Nesta terça, a confiança do consumidor da zona do euro, mesmo tendo subido um pouco mais que o previsto em dezembro, seguiu em território negativo.
Mais cedo, a agência oficial de estatísticas da Alemanha publicou que o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) do país subiu 28,2% em relação ao mesmo mês em 2021, mas desacelerando em relação a outubro. Segundo relatório da High Frequency Economics, os novos dados significam que os preços gerais estão caindo “mais rápido do que o esperado”.
De acordo com a Bloomberg, o dirigente do BC europeu François Villeroy de Galhau disse que a zona do euro provavelmente evitará um “pouso forçado” de sua economia, visto que os juros estão subindo para combater a inflação. Já Madis Müller, também membro do conselho, ressaltou que o aumento das taxas de juros deve continuar em 2023.
No foco dos mercados, está a Siemens Healthineers, que fechou em baixa de mais de cerca de 4,3% após o Citi prever que a empresa deverá registrar ganhos mais fracos no primeiro trimestre. Já as ações da IAG, proprietária da British Airways, fecharam em queda de 1,71% depois que uma falha de tecnologia da informação levou ao cancelamento de centenas de voos de longa distância.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Europa fecham mistas, após decisão do BoJ e dados da Alemanha no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil