A 3M, o conglomerado por trás dos Post-Its e da fita adesiva, deixará de fabricar as controversas substâncias per e polifluoralquil (PFAS) até o final de 2025.
Os produtos químicos, comumente conhecidos como “produtos químicos eternos”, são encontrados em centenas de utensílios domésticos e usados para fazer revestimentos e produtos que podem repelir água, graxa, calor e óleo.
A ciência mais recente sugere que esses produtos químicos são muito mais perigosos para a saúde humana do que os cientistas pensavam inicialmente.
Leia Mais
Produção de plásticos reciclados no Brasil bate recorde em 2021, diz associação
Startup que lançou vodka de carbono recapturado agora produz combustível de aviação com mesma técnica
Produtos da Coca-Cola podem parecer um pouco diferentes no próximo ano
Em um comunicado nesta terça-feira (20), a 3M disse que sua decisão é “baseada em consideração cuidadosa e uma avaliação completa do cenário externo em evolução”, reconhecendo que os regulamentos estão reprimindo os produtos químicos.
Por exemplo, a Agência de Proteção Ambiental anunciou uma proposta no início deste ano para rotular “produtos químicos eternos” como substâncias perigosas. A Califórnia também anunciou um processo recentemente para recuperar os custos de limpeza do PFAS.
“Embora o PFAS possa ser fabricado e usado com segurança, também vemos uma oportunidade de liderar em um cenário regulatório e comercial externo em rápida evolução para causar o maior impacto para aqueles a quem servimos”, disse o CEO da 3M, Mike Roman, em um comunicado.
“Esta ação é outro exemplo de como estamos posicionando a 3M para um crescimento sustentável contínuo, otimizando nosso portfólio, inovando para nossos clientes e entregando valor de longo prazo para nossos acionistas.”
A empresa espera sofrer um impacto financeiro de cerca de US$ 1,3 bilhão a US$ 2,3 bilhões nos próximos anos devido à descontinuação do PFAS. No entanto, a 3M (MMM) disse que o PFAS representa uma “pequena parcela” de sua receita.
Na última década, os fabricantes de produtos químicos pararam voluntariamente de produzir dois dos produtos químicos mais usados para sempre, incluindo PFOS e PFOA.
No nível federal, a Food and Drug Administration dos EUA eliminou gradualmente o uso de certos produtos químicos PFAS em 2016.
O FDA e os fabricantes concordaram em 2020 em eliminar gradualmente alguns produtos químicos PFAS de embalagens de alimentos e outros itens que entraram em contato com alimentos. No entanto, o monitoramento do meio ambiente pela FDA mostrou que os produtos químicos tendem a permanecer.
– Jen Christensen da CNN contribuiu para esta reportagem.
Este conteúdo foi originalmente publicado em 3M anuncia que deixará de produzir “químicos eternos” até o final de 2025 no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil