O mercado de trabalho no agronegócio brasileiro está aquecido. O número de pessoas atuando no setor segue avançando ao longo de 2022, como aponta uma pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) com base em dados da PNAD Contínua.
Segundo a pesquisa, no terceiro trimestre deste ano, a população ocupada no agronegócio somou 19 milhões de pessoas, um aumento de 0,9% frente ao mesmo período do ano passado. Nicole Renó, pesquisadora do Cepea, nos comentou sobre esses postos durante a pandemia.
Leia Mais
Cidade no Pará registrou maior PIB per capita em 2020, mostra IBGE
Ipea revisa projeção de crescimento do PIB brasileiro de 2022 de 2,8% para 3,1%
Preço médio da gasolina volta a ficar abaixo dos R$ 5, aponta ANP
“Tivemos uma queda bastante abrupta, importante, do número de ocupações do agronegócio no segundo trimestre de 2020 e, desde então, o que temos visto é uma retomada, uma aceleração dessa geração de emprego e de outras ocupações de forma geral do agronegócio. Em partes, isso ainda reflete uma recuperação que tem acontecido em velocidades diferentes em cada parte do setor”, afirmou a especialista.
Além disso, a participação do setor no mercado de trabalho brasileiro foi de 20,33% de junho a setembro de 2022, um pouco abaixo do número registrado no mesmo período de 2021.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Conexão Agro: Agronegócio emprega 19 milhões de brasileiros, recorde desde 2015 no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil