O Banco Central Europeu (BCE) elevou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual nesta quinta-feira (27), o terceiro aumento seguido da entidade monetária, que tem como objetivo combater a inflação persistente no continente.

Com a decisão, a taxa de depósito foi para 1,5%, enquanto a taxa de refinamento passou para 2%. O BCE disse a decisão reflete na “eliminação da acomodação da política monetária”, e que espera elevar mais os juros futuramente para garantir a inflação dentro da meta de 2%.

“O Conselho do BCE baseará a trajetória futura das taxas de juro na evolução das perspetivas de inflação e econômicas, seguindo a sua abordagem reunião a reunião”, comunicou.

A inflação na área do euro atingiu 9,9% em setembro, com pressão generalizada sobre os preços de energia e alimentares devido à oferta menor e à recuperação pós-pandemia.

“A inflação permanece demasiado elevada e continuará a ser superior ao objetivo do BCE durante um período prolongado”, acrescentou a entidade.

Leia Mais

Credit Suisse relata prejuízo e fala em reestruturação “radical”

Bolsas da Ásia fecham mistas, à espera de PIB dos EUA e alta de juros do BCE

Selic estável indica um longo período de juros altos, mas deve aliviar inflação

Este conteúdo foi originalmente publicado em BCE eleva taxa de juros em 0,75 ponto percentual para combater a inflação no site CNN Brasil.

Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *