A produção industrial no Brasil caiu pela primeira vez depois de quatro altas consecutivas em setembro, indo de 54,5 pontos em agosto para 49 pontos no mês passado.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (18) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A pesquisa, chamada de Sondagem Industrial, também mostra que o ritmo de criação de empregos no setor industrial segue consistente, em alta pelo quinto mês seguido.

Leia Mais

Confiança da indústria recua 2,6 pontos em outubro, para 60,2, diz CNI

Vendas de cimento têm queda de 3,8% em setembro na comparação anual, diz sindicato

Demanda esfria e indústria do Brasil perde força em setembro, mostra PMI

A 51,4 pontos, o índice de evolução no número de empregados se mantém acima da linha divisória de 50 pontos, que separa aumento de queda.

A cadeia de suprimentos, por outro lado, tem dado sinais de normalização após dois anos de choques de oferta, causados pela pandemia. Apontados como os maiores problemas do setor industrial, a disponibilidade e o custo das matérias-primas foram bem menos sinalizados, atingindo 38,1% das empresas consultadas.

O dado mostra uma queda de 14,7 pontos percentuais em relação ao apurado no segundo trimestre deste ano, quando os problemas nas cadeias de suprimentos atingiam 52,8% das empresas.

“Apesar da desaceleração da produção em setembro e das expectativas menos otimistas, a normalização da cadeia de suprimentos é um elemento central para a retomada do ritmo de produção industrial”, diz Larissa Nocko, economista da CNI.

Para a pesquisa, foram consultadas 1.739 empesas, sendo 696 pequenas, 601 médias e 442 grandes, entre 1º e 11 de outubro de 2022.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Produção industrial cai em setembro pela 1ª vez em quatro meses, diz CNI no site CNN Brasil.

Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *