O Inter revisou para cima a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, conforme divulgação nesta terça-feira (18). O banco passou a prever 3% de crescimento em 2022 ante 2,8% na estimativa passada.

“O setor de serviços segue como o destaque de crescimento e deve contribuir para que o PIB seja positivo no segundo semestre, apesar do menor ritmo”, destacou o banco.

Leia Mais

Mercado reduz projeção para IPCA de 2022 pela 16ª semana seguida e eleva PIB até 2023

Prévia do PIB tem queda superior ao esperado, destacam especialistas

Santander eleva projeções para PIB do Brasil até 2023 e reduz as de inflação

 

Já em relação ao ano que vem, o Inter manteve a projeção de crescimento de 1%, dado ainda maior que a expectativa do mercado, que espera um crescimento de 0,59% do PIB.

“Para 2023, ainda esperamos uma desaceleração puxada pela demanda global mais fraca e pelos juros restritivos por aqui, ainda assim, o PIB deve apresentar alta próxima de 1%, voltando para o potencial de 2% somente em 2024”, disse em comunicado.

A revisão ocorre em meio a consecutivos aumentos de expectativa para a economia brasileira, após um primeiro semestre que surpreendeu os economistas. O Santander, por exemplo, anunciou na semana anterior que projetava crescimento de 2,8% no ano, também acima da mediana do mercado.

O Inter também reduziu a projeção de inflação, que passou de 5,8% para 5,5% neste ano – mais próximo do teto da meta estipulado pelo Banco Central de 5%. A meta do IPCA estimada para 2022 foi de 3,5%.

Segundo o Boletim Focus, que traz as estimativas do mercado, e foi divulgado desta segunda-feira, o PIB passou a ser estimado em 2,71%, contra 2,70% na semana passada.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Inter revisa projeção para o PIB deste ano para 3% no site CNN Brasil.

Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *