O Banco da Inglaterra (BoE) divulgou nesta segunda-feira (17) um comunicado sobre o fim das operações de compras de Gilts, como são conhecidos os títulos emitidos pelo governo britânico.
Iniciado em 28 de setembro com objetivo de acalmar os mercados financeiros, o programa terminou na última sexta-feira (14) conforme previsto.
Leia Mais
BoE evitou ameaça à estabilidade do sistema financeiro, diz presidente do banco
Custo do dinheiro no Reino Unido volta a subir com prazo do BC para fim de estímulos
Banco da Inglaterra é forçado a comprar títulos indexados à inflação
“No início da intervenção, o Banco disse que realizaria compras temporárias em qualquer escala que fosse necessária para restabelecer condições de mercado ordenadas”, afirma a nota.
Segundo o texto, o objetivo das operações era apoiar fundos que utilizam estratégias de investimentos calcadas em dívidas (LDI, na sigla em inglês) – dos quais se destacam os fundos de pensão.
O instrumento também buscava aplacar a volatilidade no mercado de Gilts, mas não foi desenhado para ser permanente.
“Tal como pretendido, estas operações permitiram um aumento significativo da resiliência do setor”, ressalta.
O BoE acrescenta que o Programa de Garantias Expandidas Temporárias (TECRF, na sigla em inglês) seguirá até 10 de novembro e que os bancos terão outras ferramentas para acessar liquidez.9
Este conteúdo foi originalmente publicado em BC britânico confirma término do programa de compra de títulos no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil