O ministro das Finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, foi demitido nesta sexta-feira (14). A CNN confirmou a saída de Kwarteng à frente da economia britânica com uma fonte direta de Downing Street, depois de ter sido determinado que a especulação sobre seu futuro político se tornou uma distração que “não era do interesse do país”.

Kwarteng ficou apenas algumas semanas no cargo, deixando o posto após ele e a primeira-ministra Liz Truss divulgarem um plano financeiro desastroso que afundou os mercados do Reino Unido e alarmou as agências financeiras globais.

Um porta-voz de Downing Street disse anteriormente que Truss realizaria uma entrevista coletiva nesta sexta-feira.

Leia Mais

PIB do Reino Unido recua 0,3% em agosto com queda na produção industrial

Custo do dinheiro no Reino Unido volta a subir com prazo do BC para fim de estímulos

Taxa de desemprego no Reino Unido cai a 3,5% no trimestre até agosto

Kwarteng apresentou um plano há três semanas de enormes cortes de impostos e aumento dos empréstimos com a esperança de impulsionar o crescimento econômico do Reino Unido.

No entanto, após o anúncio a libra e os títulos do governo despencaram por temores de que os planos iriam aumentar ainda mais a inflação em um momento em que os preços já estão subindo no ritmo mais rápido em cerca de 40 anos.

Isso levou o Banco da Inglaterra a alertar sobre um sério risco para a estabilidade financeira do Reino Unido e anunciar três intervenções separadas para acalmar um colapso do mercado de títulos, que colocou alguns fundos de pensão do Reino Unido à beira da inadimplência.

Os cortes de impostos não financiados foram duramente criticados por investidores, pelo Fundo Monetário Internacional, agências de classificação de crédito e membros do próprio partido de Truss, alguns dos quais agora estão falando em também removê-la do cargo apenas cinco semanas após seu mandato ter iniciado.

Em atualização.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Liz Truss demite ministro das Finanças do Reino Unido em meio à crise financeira no site CNN Brasil.

Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *