A General Motors está indo além da fabricação de automóveis, com planos de oferecer serviços de armazenamento e gerenciamento de energia para clientes residenciais e comerciais por meio de sua nova unidade GM Energy, movimento que a coloca em concorrência ainda maior com a Tesla.
A GM Energy agrupará o serviço de carregamento Ultium Charge 360 com duas novas unidades, Ultium Home e Ultium Commercial, que oferecerão baterias estacionárias de armazenamento, além de painéis solares e células de combustível de hidrogênio, informou a empresa nesta terça-feira.
“Estamos entrando em todo o ecossistema de gerenciamento de energia”, disse o executivo da GM, Travis Hester, em entrevista.
“Nossa concorrência neste mercado é realmente apenas com a Tesla, que é forte em gerenciamento de energia”, acrescentou Hester, que lidera as operações de crescimento.
Leia mais
GM vai abrir 3º turno em fábrica de motores em SC
Amazon anuncia investimento de US$ 970 milhões em elétricos para frota europeia
Toyota leva híbrido flex brasileiro para Índia
O negócio de geração e armazenamento de energia de sete anos da Tesla, que inclui painéis solares e baterias estacionárias, teve prejuízo de 129 milhões de dólares no ano passado, e receita de 2,8 bilhões de dólares.
Hester disse que a GM vê um mercado potencial de US$ 120 bilhões a US$ 150 bilhões em armazenamento e gerenciamento de energia. Ele se recusou a fornecer uma projeção de receita para a GM Energy.
O serviço Ultium Home oferecerá caixas de armazenamento de energia em parede fixas, semelhantes às unidades Powerwall da Tesla, com vendas e instalação programadas para começar no fim de 2023, junto do lançamento dos primeiros caminhões Chevrolet Silverado elétricos destinados a clientes particulares.
O serviço comercial da GM oferecerá capacidade similar às empresas, por meio de unidades de armazenamento estacionárias maiores, bem como microrredes conectadas a células de combustível de hidrogênio desenvolvidas pela montadora. As empresas poderão vender energia de volta às concessionárias durante os períodos de pico de consumo de energia.
A GM fará parceria com a SunPower para fornecer aos clientes painéis solares para aumentar a geração de energia.
Este conteúdo foi originalmente publicado em GM entra no mercado de armazenamento e gestão de energia doméstica e comercial no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil