dorApós anos de discussões, o Parlamento da União Europeia aprovou nesta terça-feira (4) a padronização de carregadores para telefones celulares, tablets e câmeras a partir de 2024. Os estados-membros da UE já haviam concordado com a decisão em junho.
Especificamente, a entrada USB-C está configurada para se tornar a entrada de carregador padrão, comumente usada em dispositivos Android.
Leia mais
União Europeia propõe cobrar US$ 140 bilhões em impostos de empresas de energia
Telefônicas da UE querem compartilhar custos de rede com empresas de tecnologia
Apple remove gigante russa de mídia social de sua loja de aplicativos
A nova regra também abrange e-readers, fones de ouvido e outras tecnologias, o que significa que Samsung, Huawei e outros fabricantes de dispositivos serão afetados juntamente com a Apple, comentaram analistas.
É a primeira vez no mundo que os legisladores fazem especificações desta maneira.
Anteriormente, as empresas não conseguiam encontrar uma solução para as diferentes tomadas de carregadores de dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets ou câmeras.
A Comissão da UE lançou uma iniciativa correspondente há mais de dez anos, depois que usuários de iPhones e outros telefones celulares reclamaram da necessidade de cabos diferentes.
No entanto, os planos de mudanças foram retidos por reclamações de usuários de iPhone e Android.
A Apple, em particular, criticou o projeto e provavelmente será a mais afetada pela medida, já que a empresa norte-americana será forçada a mudar sua porta de carregamento para iPhones e outros dispositivos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Parlamento Europeu aprova adoção de carregador universal a smartphones e tablets no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil