Os indicadores da indústria de transformação mostraram acomodação nas atividades industriais em agosto na comparação com o mês de julho, após apresentar uma série de altas.

A pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta terça-feira (4), mostra que o faturamento do setor em relação ao mês anterior apresentou avanço de 0,2%. Esse foi o quarto aumento mensal consecutivo.

Já o faturamento anual registra uma trajetória de alta desde novembro de 2021. Na comparação com agosto de 2021, o aumento foi de 7,5%. Além disso, o número de horas trabalhadas cresceu 3,5% entre julho e agosto.

Por outro lado, após três altas consecutivas, o emprego industrial registrou recuo de 0,1% em agosto frente a julho. Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a alteração ainda não indica o início de uma tendência de queda.

Leia mais

Confiança Empresarial sobe ao maior nível desde agosto de 2021, diz FGV

Ativos brasileiros disparam com leitura de que 1º turno empurra corrida eleitoral ao centro

Demanda nos aeroportos da América Latina está mais perto do nível pré-pandemia

“Ocorreu uma acomodação após um período de crescimento que vinha em curso desde o segundo semestre de 2020. Na comparação com agosto de 2021, a alta foi de 1,7%”, explica.

O rendimento médio real dos trabalhadores teve uma reação negativa e mostrou queda de 0,6% em agosto de 2022, comparando com julho. A queda aconteceu após dois meses de altas consecutivas, período no qual o rendimento médio acumulou alta de 2,4%. Apesar da queda no mês, o rendimento apresenta avanço de 4,0% na comparação com agosto de 2021.

Os Indicadores Industriais calculam que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) recuou 0,3 ponto percentual em agosto de 2022, na comparação com julho, para 79,9%. É a quinta queda consecutiva da UCI, que desde março de 2021 vinha acima dos 80%.

Na avaliação do economista Marcelo Azevedo, essa queda sugere uma normalização progressiva da cadeia de insumos, que está deixando de pressionar a capacidade produtiva.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Faturamento e horas trabalhadas na indústria crescem em agosto, diz CNI no site CNN Brasil.

Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *