Em entrevista à CNN nesta sexta-feira (30), Hélio Zylberstajn, professor da USP, afirmou que as eleições podem ter impulsionado um crescimento de empregos informais no setor público.

“Durante muito tempo a ocupação crescia no informal, dessa vez ela cresceu mais na parte formal. Entre aqueles que fazem parte do um terço informal neste trimestre, que são mais ou menos 500 mil trabalhadores, 330 mil deles são do setor público”, declarou o professor.

“Essa é uma novidade, o crescimento da informalidade nesse trimestre foi no setor público. Mas como isso é possível? Provavelmente com as eleições, aumentam o número de contratação, que tem prazo, e assim mais pessoas informais que são contratadas”, explicou.

Leia Mais

Queda do desemprego reforça mercado aquecido; renda é destaque, dizem economistas

Desemprego cai a 8,9% no trimestre encerrado em agosto, diz IBGE

Alta no emprego industrial contribui para elevar média de salários, diz ministro

Zylberstajn explicou que o mercado de trabalho está desacelerando, mas continua a crescer, com a taxa de desocupação se distanciando dos dois dígitos.

“Nós estamos sendo capazes de diminuir o número de pessoas desocupadas e absorver novos entrantes no mercado de trabalho. Volto a ressaltar que entre o total de 1,5 milhão de novas pessoas estão trabalhando, dois terços está formalmente”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Eleições provavelmente aumentaram número de contratações, diz especialista no site CNN Brasil.

Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *