As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira (30), último dia do terceiro trimestre, após mais uma rodada de perdas em Wall Street e dados mistos da manufatura chinesa.

O índice acionário japonês Nikkei caiu 1,83% em Tóquio, a 25.937,21 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 0,71% em Seul, a 2.155,49 pontos, e o Taiex cedeu 0,81% em Taiwan, a 13.424,58 pontos.

Leia Mais

Wall Street termina em forte queda com investidores preocupados com economia

BC da China intensificará esforços para apoiar recuperação econômica

Yuan da China paira perto de baixas recordes em relação ao dólar

Na China continental, o pregão também foi negativo: o Xangai Composto perdeu 0,55%, a 3.024,39 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto teve queda de 1,30%, a 1.912,00 pontos.

A exceção foi o Hang Seng, que avançou 0,33% em Hong Kong, a 17.222,83 pontos.

O mau-humor na Ásia predominou após as bolsas de Nova York voltarem a cair com força na quinta-feira, em meio a temores persistentes de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) continue agressivo no aumento de juros, diante de pressões inflacionárias e sinais de melhora no mercado de trabalho.

Já os últimos PMIs industriais da China trouxeram um quadro inconclusivo da manufatura na segunda maior economia do mundo. O PMI oficial subiu para 50,1 em setembro, superando as expectativas e indicando que o setor manufatureiro voltou a se expandir.

Por outro lado, o PMI medido pela S&P Global/Caixin Media caiu para 48,1 neste mês, sugerindo contração mais profunda.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho, com investidores na expectativa para um provável novo aumento de juros pelo RBA — como é conhecido o banco central local — na próxima semana. O S&P/ASX 200 caiu 1,23% em Sydney, a 6.474,20 pontos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Ásia fecham em baixa, após perdas em NY e PMIs chineses mistos no site CNN Brasil.

Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *