O Reino Unido pode multar o TikTok em 27 milhões de libras (US$ 28,91 milhões) após uma investigação revelar que a empresa potencialmente violou a lei de proteção de dados por não proteger a privacidade das crianças que usam a rede social.
A investigação descobriu que a plataforma pode ter processado dados de crianças menores de 13 anos sem o consentimento apropriado dos pais.
Além disso, o TikTok não teria fornecido informações adequadas aos seus usuários de maneira transparente.
Leia mais
Bolsas da Europa fecham em queda com estímulo no Reino Unido e temor de recessão
EUA: TikTok proibirá arrecadação de fundos e exigirá verificação para políticos
Mudanças na política de privacidade da Apple e concorrência com TikTok pressionam Meta
O Gabinete do Comissário de Informação (ICO) emitiu um notificação de intenções ao TikTok e ao TikTok Information Technologies UK, disse o regulador em comunicado.
“As empresas que fornecem serviços digitais têm o dever legal de implementar essas proteções, mas nossa visão provisória é que o TikTok não atendeu a esse requisito”, disse John Edwards, comissário de informação .
“Embora respeitemos o papel do ICO na proteção da privacidade no Reino Unido, discordamos das opiniões preliminares expressas e pretendemos responder formalmente ao ICO no devido tempo”, disse um porta-voz do TikTok em comunicado enviado por e-mail à Reuters.
A visão provisória do regulador sugere que o TikTok violou a lei de proteção de dados do Reino Unido entre maio de 2018 e julho de 2020.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Reino Unido pode multar TikTok em US$ 29 mi por violação em privacidade infantil no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil