O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) Fabio Panetta defendeu nesta segunda-feira (26) a estabilidade para os sistemas monetário e de pagamentos, e disse que “salvaguardar esta âncora é o objetivo” do projeto de euro digital.
Em discurso evento do Bundesbank, o italiano afirmou que a autoridade deseja garantir que o dinheiro do banco central permaneça disponível para o público usar em todos os lugares da zona do euro para suas transações diárias – não apenas em sua forma física, mas também em formato digital.
Leia Mais
Após libra bater mínima histórica, BoE diz que monitora mercado de perto
Inflação nos EUA já atingiu ou está perto de pico, diz dirigente do Fed
China age para conter queda do yuan ao encarecer aposta contra a moeda
“Nosso papel é fornecer infraestruturas de última geração como base para os atores privados desenvolverem seus serviços inovadores. Estas infraestruturas podem atuar como catalisadores da inovação dentro e fora da Europa”, afirmou Panetta.
“Estamos analisando se novas tecnologias para liquidação de transações de atacado podem nos ajudar a continuar desempenhando esse papel de forma eficaz”, apontou o dirigente.
Este conteúdo foi originalmente publicado em BCE: estabilidade de sistema monetário e de pagamentos é objetivo do euro digital no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil