O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha saltou 45,8% em agosto ante igual mês de 2021, segundo dados publicados nesta terça-feira (20) pela Destatis, como é conhecida a agência de estatísticas do país.
O resultado ficou bem acima do esperado por analistas entrevistados pelo Wall Street Journal, que projetavam alta de 37,9%. Foi o maior avanço em uma comparação anual já registrado pela série histórica.
Leia Mais
Com gasodutos fechados, economia alemã encolherá durante inverno, diz BC do país
Alemanha assume controle de refinaria russa em meio à crise energética
Inflação ao consumidor alemão acelera e sobe 7,9% na comparação anual de agosto
A taxa anual do PPI acelerou dos 37,2% em julho. Em comparação ao mês anterior, o índice subiu 7,9% em agosto.
Foi também o maior avanço de um mês para o outro já registrado na série histórica. Especialistas esperavam uma elevação de 1,6% na comparação mensal.
De acordo com a Destatis, os preços da energia no país – que subiram 139,0% em relação a agosto de 2021 e 20,4% frente ao último julho – foram determinantes para o aumento.
Os avanços ocorreram especialmente pela alta no gás natural e da eletricidade, que contaram com elevações superiores a 200% na comparação com igual período de 2021.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Na Alemanha, inflação ao produtor avança 45,8% em agosto na comparação anual no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil