O Banco Central Europeu (BCE) pode precisar aumentar as taxas de juros para um nível que restrinja o crescimento econômico para combater a inflação inaceitavelmente alta, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, nesta terça-feira (20).

“Se houvesse evidência de que a inflação alta poderia desancorar as expectativas de inflação, então a taxa básica de juros compatível com nossa meta estaria em território restritivo”, disse ela em discurso.

Leia mais

BCE desenvolve sistema de pontuação para “descarbonização de títulos”; entenda

Cenário não aponta para recessão na zona do euro, diz Lagarde após BCE subir juros

Inflação do Brasil é inferior à de países desenvolvidos, incluindo europeus; entenda

Os formuladores de política monetária falaram em pausar as altas dos juros assim que o BCE atingir o chamado nível “neutro” na política monetária — aquele que não estimula nem atrapalha o crescimento econômico –, mas um número crescente de autoridades agora vê o risco de que a taxa básica tenha de subir mais.

A inflação já está acima de 9% e ainda pode escalar mais, enquanto as expectativas de longo prazo, um foco importante para os juros, estão agora se movendo acima da meta de 2% do BCE.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Juros podem subir acima do nível neutro, diz presidente do BCE no site CNN Brasil.

Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *