Cabo sumarino zonas de proteção

A V.tal e a Meta anunciaram nesta segunda-feira, 20 de maio, a expansão do cabo submarino Malbec até a cidade de Porto Alegre (RS). O novo trecho da infraestrutura terá 280 km de extensão e será construído até 2027. Representará o primeiro cabo internacional de dados a chegar ao estado do Rio Grande do Sul.

A iniciativa também prevê a instalação de uma estação de ancoragem em Balneário Pinhal, no litoral norte gaúcho, além da construção de uma nova rota terrestre entre o município e a capital.

Segundo as empresas, a extensão do Malbec ampliará significativamente a capacidade de tráfego de dados entre Porto Alegre, São Paulo e Buenos Aires, permitindo inicialmente o transporte de circuitos de até 800 Gbps. Mas a infraestrutura terá capacidade total de até 20 Tbps por par de fibra. A construção e implantação da nova rota submarina na cidade de Porto Alegre será feita pela Alcatel Submarine Networks.

Além da conectividade internacional, o novo ramal do cabo estará interligado a um data center da Tecto, subsidiária da V.tal, que será construído na região metropolitana de Porto Alegre. A estrutura pretende atender não só o Rio Grande do Sul, mas também países do Cone Sul como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

“Será uma infraestrutura única que vai atrair operadoras, OTTs, provedores de internet e empresas de cabos submarinos, além de beneficiar usuários finais e empresas com maior estabilidade e velocidade”, afirmou Felipe Campos, CEO da V.tal.

De acordo com Ana Luiza Valadares, diretora de Políticas Públicas da Meta para a América Latina, a capital gaúcha será posicionada como o primeiro grande hub digital internacional da região Sul. A executiva destacou que a nova rota contribuirá para atrair empresas de infraestrutura, reduzir custos e melhorar os serviços ao consumidor.

O projeto também conta com apoio do governo estadual. Em cerimônia realizada nesta manhã em Brasília, o governador Eduardo Leite afirmou que o investimento está alinhado ao plano de desenvolvimento econômico do estado. Ele citou que a infraestrutura vai fortalecer o ecossistema de inovação e inteligência artificial, áreas em que o Rio Grande do Sul figura entre os mais competitivos do país.

O Malbec entrou em operação em 2021, conectando Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. A rede possui 2,5 mil km de extensão, e está integrada à malha submarina da V.tal, que soma 26 mil km de cabos, com conexões adicionais para Fortaleza, Estados Unidos, Venezuela, Colômbia e Bermudas. (Com assessoria de imprensa)

O post V.tal e Meta anunciam expansão do cabo Malbec até Porto Alegre apareceu primeiro em TeleSíntese.

TeleSíntese 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *