Os consumidores escolherão beber café em casa em vez de cafeterias e restaurantes, devido ao aumento da inflação e aos riscos de recessão nos próximos meses, disse a diretora- Internacional do Café (OIC) nesta sexta-feira (7).
A oferta internacional de café não tem sido capaz de atender a demanda em um momento em que os estoques estão baixos, disse Vanusia Nogueira, atribuindo a menor safra global no ano cafeeiro de 2021/22 aos efeitos das mudanças climáticas.
Leia Mais
Dia das Crianças: 75% da pessoas buscam presentes em redes sociais, diz pesquisa
Para IBGE, varejo mostra estabilidade num momento de baixa
Itaú faz nova revisão e prevê inflação em 5,5% para 2022
“Temos muitos problemas climáticos nas principais regiões produtoras”, disse ela à Reuters em entrevista na capital colombiana.
Embora os preços do café tenham subido, os produtores não conseguiram entregar mais produtos devido a questões relacionadas ao clima, disse ela.
A produção total do ano cafeeiro de 2021/22 atingiu 167,2 milhões de sacas de 60 quilos no mundo, uma queda de 2,1% em relação ao ano cafeeiro anterior, segundo estatísticas da OIC, que descobriram que o consumo global de café aumentou 3,3%, para 170,3 milhões de sacas.
Os preços do café devem permanecer estáveis em 2023, disse Nogueira.
Assim como durante a pandemia de coronavírus, espera-se que o consumo aumente nas residências e diminua nos cafés e restaurantes, mas os volumes gerais de vendas e consumo devem permanecer estáveis, disse ela.
“Não acho que haverá impacto em termos de volumes, mas na forma como o café é bebido e na qualidade, as pessoas vão diminuir a qualidade do que bebem e mudar onde bebem”, disse ela, alertando que os produtores de cafés especiais podem ser os mais atingidos.
A mudança climática é o maior desafio do setor cafeeiro, disse ela, acrescentando que a OIC está trabalhando na criação de um fundo de resiliência junto a bancos e outras organizações para examinar mais de perto as zonas produtivas e variedades de café resistentes às mudanças climáticas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Consumidor troca cafeterias por café em casa em meio à alta de preços, diz OIC no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil