Durante evento da ABFintechs nesta quarta-feira (28), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a entidade monetária pretende “trazer o mundo de finanças descentralizadas o mais próximo possível do mundo regulado”, em um processo de integração com as últimas inovações feitas pelo BC.
“Nosso desafio agora é integrar todas as inovações, o Open Finance, Pix, a moeda digital e a liberalização do câmbio, pois entendemos que em algum momento teremos um sistema de pagamento transfronteiriço”, destacou.
Campos Neto disse também que o BC trabalha no arcabouço regulatório para melhoria dos mecanismos de garantias, na regulamentação da digitalização de títulos de crédito, no aprimoramento da resiliência cibernética e na implantação do Real Digital, a CBDC (moeda digital) brasileira.
“Em relação à regulação, o Banco Central tem atuado para permitir o florescimento da inovação, ao mesmo tempo em que garante a estabilidade e segurança do sistema financeiro. Esse trabalho tem permitido aumentar a concorrência, com maior participação das fintechs e demais startups na prestação de serviços financeiros. É importante destacar que essas ações estão sendo integradas e interconectadas para formar aquilo que chamamos de sistema financeiro do futuro”, completou.
Leia Mais
Pix, Real Digital, Open Finance: BC quer integrar serviços em sistema único
Avanço de open finance deve acelerar extinção de cartão de crédito, diz Campos Neto
Real Digital é esperado para ser viabilizado em 2024, diz Campos Neto
A participação de Campos Neto no Fintouch ocorreu por meio de um vídeo, que foi gravado pelo presidente do BC e reproduzido pela ABFintechs aos participantes do evento nesta manhã.
Este conteúdo foi originalmente publicado em BC quer trazer finanças sem fronteiras ao mundo regulado, diz Campos Neto no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil