As bolsas europeias operam em baixa de mais de 1% na manhã desta sexta-feira (23), após uma rodada de dados de atividade (PMIs) fracos da região alimentar temores de recessão, enquanto investidores continuam digerindo recentes elevações de juros nos EUA e em várias partes da Europa.
Por volta das 6h50 (de Brasília), o índice acionário pan-europeu Stoxx 600 tinha queda de 1,56%, a 393,53 pontos.
Leia Mais
Bolsas da Ásia fecham em baixa, com temores de recessão global
Federal Reserve eleva taxa de juros dos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual
Inglaterra eleva juros em 0,50 ponto, a 2,25%, apesar de recessão no radar
PMIs preliminares da S&P Global mostraram que as economias da zona do euro e do Reino Unido estão se contraindo no ritmo mais intenso em 20 meses, em meio a pressões inflacionárias resultantes da crise de energia deflagrada pela guerra da Rússia na Ucrânia.
Na Alemanha, que sente com mais força os efeitos do conflito russo-ucraniano, a contração na atividade é a mais severa em 28 meses.
Os últimos números dos PMIs reforçam preocupações de que a economia global se encaminha para uma recessão, após uma série de bancos centrais subirem juros ao longo da semana.
Na quarta-feira (21), o Federal Reserve (Fed, BC dos EUA) elevou juros e sinalizou mais aumentos, em nova tentativa de conter a inflação persistente nos EUA. Com o mesmo propósito, os BCs da Inglaterra (BoE), da Suíça (SNB) e da Noruega (Norges Bank) elevaram juros ontem.
Em comentário sobre os PMIs, o economista da S&P Chris Williamson sinalizou que uma recessão na zona do euro é provável, uma vez que “empresas relatam piora das condições de negócios e intensificação de pressões de preços ligadas ao aumento dos custos de energia”.
Nas próximas horas, a atenção vai se voltar para PMIs dos EUA e para um evento com dirigentes do Fed, incluindo seu presidente, Jerome Powell.
Na decisão de juros desta semana, Powell indicou que o Fed pretende agir de forma agressiva para trazer a inflação de volta à meta oficial de 2%. Em agosto, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) dos EUA foi de 8,3%.
Às 7h03 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 1,55%, a de Frankfurt recuava 1,36% e a de Paris cedia 1,02%. Já as de Milão e Madri tinham perdas de 1,66% e 1,48%, respectivamente. A de Lisboa tinha queda ainda mais expressiva, de 2,64%.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Europa caem mais de 1%, após PMIs fracos reforçarem temor de recessão no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil