A Embraer informou nesta quinta-feira (22) que assinou memorando de entendimento com a GMV, de Portugal, para cooperação nas áreas de desenvolvimento e integração de sistemas para produtos e serviços de defesa, principalmente no âmbito do programa da aeronave A-29 Super Tucano.
Segundo a fabricante brasileira, o memorando inclui ainda potenciais parcerias em processos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, com o objetivo de ampliar o relacionamento comercial de longo prazo entre as empresas durante as fases de concepção, design, desenvolvimento, produção e suporte.
Leia Mais
Embraer compra fatia minoritária em fabricante brasileira de drones XMobots
Embraer anuncia parceria para desenvolver sistema de reabastecimento aéreo
Eve, da Embraer, anuncia 1ª simulação de mobilidade aérea urbana norte-americana
Também estão na pauta novos negócios, desenvolvimento e integração de sistemas de navegação, de Aviônicos Modulares Integrados (Integrated Modular Avionics, IMA, na sigla em inglês) e de software.
Conforme a Embraer, as duas empresas pretendem trocar informações sobre suas experiências, capacidades, produtos, sistemas e serviços.
“Especificamente na área de pesquisa e desenvolvimento com foco em IMA, a relação entre as empresas tem mais de 15 anos, incluindo projetos no âmbito da União Europeia”, destaca.
A GMV é um grupo empresarial privado de tecnologia fundado em 1984 e que opera em escala mundial nos seguintes setores: Aeroespacial, Defesa e Segurança, Cibersegurança, Sistemas Inteligentes de Transporte, Automobilístico, Saúde, Telecomunicações e TI para autoridades governamentais e grandes corporações.
A Embraer ressalta que tem um compromisso estratégico de longo prazo com Portugal no desenvolvimento de seu ecossistema aeroespacial e de defesa, permanecendo como o país onde a empresa mais investe na sua capacidade industrial fora do Brasil.
Recentemente a empresa fez um investimento de 74 milhões de euros na OGMA, permitindo à empresa obter a certificação para a manutenção dos motores GTF da Pratt & Whitney, utilizados pela nova geração de aviões comerciais.
Este acordo irá criar 300 postos de trabalho e poderá triplicar o volume de negócios anual da OGMA para 600 milhões de euros, refletindo também o interesse da Embraer em ampliar o escopo de suas atividades em Portugal.
Em linha com essa estratégia, diversas iniciativas foram lançadas este ano, incluindo a assinatura de um Memorando de Entendimento com idD Portugal Defence e a ETI para a cooperação em desenvolvimento tecnológico em suas áreas de especialidades.
Com os projetos em desenvolvimento, a Embraer irá trabalhar com seus parceiros na definição de prioridades estratégicas para a Defesa em Portugal, incluindo treinamento avançado, desenvolvimento de tecnologias de dupla utilização e transformação digital.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Embraer e GMV, de Portugal, assinam memorando para desenvolvimento tecnológico no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil