A taxa de inflação anual da Alemanha acelerou em agosto.
De acordo com os dados finais divulgados pelo escritório de estatísticas alemão Destatis nesta terça-feira (13), os preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiram 7,9% no ano medido pelos padrões nacionais, em linha com a previsão de economistas em pesquisa do Wall Street Journal. Em julho, o CPI subiu 7,5%.
Os preços subiram 8,8% no ano pelos padrões harmonizados da União Europeia.
Leia Mais
Alemanha planeja pacote de 13 bilhões de euros para aliviar impacto da inflação
Alemanha caminha para recessão apesar de novo plano de alívio, dizem economistas
Entenda como uma recessão na Alemanha pode afetar a União Europeia
Mês a mês, os preços ao consumidor subiram 0,3% pelos padrões nacionais e avançaram 0,4% pelos padrões harmonizados da UE, ambos em linha com as previsões de economistas consultados pelo The Wall Street Journal.
“A principal razão para a alta da inflação ainda são os aumentos de preços de produtos energéticos e alimentos”, afirma Georg Thiel, presidente do Destatis.
Os preços ligados a energia subiram 35,6% na comparação anual de agosto, apesar das medidas de alívio adotadas pelo governo, incluindo descontos em combustíveis. O aumento dos preços da energia doméstica foi particularmente acentuado (+46,4%), aponta a Destatis.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Inflação ao consumidor alemão acelera e sobe 7,9% na comparação anual de agosto no site CNN Brasil.
Business – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil